Artes Visuais e Fotografia

Exposição “Habitar Juntos”, do artista português Carlos Bunga, na Nara Roesler São Paulo

Com trabalhos recentes e inéditos produzidos no Brasil pelo artista Carlos Bunga, nascido em 1976 no Porto, em Portugal

Modelo

Isabella Ribeiro

21/02/2024 15:40

asdq

Fonte: Foto: Reprodução Assessoria de Imprensa

Artes Visuais e Fotografia

Nara Roesler São Paulo tem o prazer de apresentar a partir de 24 de fevereiro de 2024, das 11h às 15h, a exposição “Habitar Juntos”, com trabalhos recentes e inéditos produzidos no Brasil pelo artista Carlos Bunga, nascido em 1976 no Porto, em Portugal, e que vive e trabalha perto de Barcelona, Espanha. A mostra é acompanhada de texto de Ivo Mesquita, e apresenta elementos-chave da pesquisa do artista que há mais de 20 anos tem a pintura expandida como cerne de sua produção, traçando relações próximas com a arquitetura, a instalação, o vídeo e a performance. No dia da abertura, Carlos Bunga fará às 13h uma visita guiada à exposição. Ele chega a São Paulo, para montar suas instalações na exposição, no dia 14 de fevereiro.

Caixas de papelão e fita adesiva são materiais recorrentes da produção de Carlos Bunga, amplamente utilizados em trabalhos instalativos que conformam espaços híbridos, suscetíveis a serem modificados, como foi o caso da intervenção “Mausoléu”, realizada em 2012 e que ocupou o octógono da Pinacoteca de São Paulo, e, mais recentemente, da intervenção “Contra la extravagancia del deseo”, que ocupou o Palácio de Cristal do Museu Reina Sofia, em Madri, em 2022.

Na Nara Roesler, Carlos Bunga propõe dois trabalhos com esses materiais. Na vitrine da Nara Roesler estarão estruturas arquitetônicas construídas com papelão. E ocupando grande parte do espaço expositivo, caixas de papelão dispostas uma ao lado da outra precisarão ser atravessadas pelo público, para seguir o percurso da exposição. O trabalho se baseia na ideia de perda de territórios geográficos e sociais, e se assemelha a “Occupy”, uma recente instalação realizada no Museu de Arte Contemporânea de Toronto, em 2020. A partir desses materiais precários e efêmeros o público é convidado a ir além da contemplação do projeto, percorrendo as estruturas e integrando-se a elas.

Em um mundo polarizado e fraturado, Carlos Bunga nos convida a imaginar “Habitar Juntos”. O título da mostra também nos fornece pistas para compreender a poética e as temáticas que despertam o interesse do artista. Desde o início de sua trajetória, Bunga tem explorado em seus trabalhos a arquitetura, bem como a ideia de casa e domesticidade.

A pintura craquelada em cores vibrantes de Carlos Bunga pode ser vista recentemente pelo público brasileiro durante a 35ª Bienal de São Paulo – Coreografias do impossível, na qual apresentou “Habitar el color”, obra comissionada site-specific que convidava os visitantes a uma experiência sensorial de caminhar sobre uma espessa camada de tinta craquelada e sentir com os pés a cor e a sua natureza efêmera.



Serviço: Exposição “Carlos Bunga – Habitar Juntos”

Abertura: 24 de fevereiro de 2024, das 11h às 15h

Carlos Bunga fará uma visita guiada à exposição às 13h

Até: 20 de abril de 2024

Entrada gratuita

Nara Roesler, São Paulo

Avenida Europa, 655

Segunda a sexta, das 10h às 19h

Sábado, das 11h às 15h

Telefone : 55 (11) 2039 5454

info@nararoesler.art

Comunicação: Paula Plee – com.sp@nararoesler.com

Canais digitais:

https://nararoesler.art/

Instagram – @galerianararoesler

Facebook – @GaleriaNaraRoesler

YouTube – https://www.youtube.com/user/galerianararoesler


MAIS NOTÍCIAS