Artes Visuais e Fotografia

Mostra Individual de um dos maiores ícones das artes do país entra em cartaz.

Zélio Alves Pinto no Depósito Moringa, de 03 de fevereiro a 15 de março.

Modelo

Isabella Ribeiro

29/01/2024 14:56

evaeadao

Fonte: “Eva e Adão” – Nanquim sobre cartão – 1964

Artes Visuais e Fotografia

Artista plural, multifacetado, Zélio Alves Pinto, 85 anos, inaugura uma exposição individual de pinturas e gravuras, a partir de 03 de fevereiro, no Espaço Depósito Moringa.

Zélio não reunia sua obra em mostra solo desde 2014.

Mesmo eventual nas individuais, Zélio Alves Pinto é um talento brasileiro sempre atuante que ao longo da carreira vem exercendo as mais diferentes expressões artísticas: como pintor, ilustrador, artista gráfico, cartunista, escritor e jornalista.



Crédito da imagem: @anacissa



Mineiro nascido na pequena cidade de Caratinga, morou em Paris, nos anos 60, para ser correspondente da revista o “O Cruzeiro” , iniciando colaboração como cartunista e ilustrador das revistas internacionais Punch Magazine (Londres), Le Rire (Paris), e Graphis (Suíça), além das brasileiras Playboy e Visão, entre outras.

Em 1978 o Museu de Arte de São Paulo (MASP) realizou uma grande mostra do artista, com mais de 500 obras suas, também replicada no MAM, do Rio de Janeiro, e no Museu Real da Bélgica.

Mudou-se para Nova Iorque em 1986, e aprofundou-se na pintura, realizando algumas exposições no país, mas um incêndio em seu ateliê precipitou sua volta ao Brasil, 4 anos depois.

Em 1994 assumiu o cargo de Secretário Adjunto da Cultura do Estado de São Paulo, exercido até 1999, sendo responsável por projetos marcantes como renovação da Pinacoteca do Estado e do Arquivo do Estado.

Zélio colaborou com jornais como o célebre “O Pasquim”, “O Estado de São Paulo”, “O Estado de Minas” e “Folha de São Paulo”, tendo realizado trabalhos também na TV Cultura.

Foi um dos idealizadores do jornal “Pasquim 21”, e um dos fundadores do “Salão Internacional de Humor de Piracicaba” - evento que detém reconhecimento internacional, além da Escola de Arte EBART.

Na literatura, Zélio publicou livros como “O Homem Dentro do Poste” , “O Navegador e o Príncipe”, e “Sem Sahida”, além de ter um Art Book com cerca de 500 imagens sobre sua obra, escrito pelo crítico de arte Enock Sacramento, intitulado “50 Anos de uma Aventura Visual”.

Segue mantendo o trabalho no seu ateliê, em São Paulo, sempre transformando em cores e formas a experiência de ser, viver e produzir cultura no Brasil, desde a segunda metade do século XX até hoje.


Segundo Zélio, “Arte é tudo e tudo é Arte". As peças escolhidas para esta Mostra trazem obras de acervo dos anos 70, obras dos anos 90, e muitas outras mais recentes. Entre as técnicas estão Nankin sobre Papel, Aquarela, Acrílica e Técnica Mista, além de Xilogravuras. A curadoria é de Simone Palladino



Zélio Recentemente redescobriu a xilogravura, ou gravura a partir da madeira, se apaixonou pela rusticidade e as possibilidades desta arte difícil e exigente, e concentrou nessa técnica desafiadora toda sua produção recente. Produção que segue ainda basicamente inédita, mas tem uma boa amostra na seção de gravuras nessa sua nova exposição.


Esta é uma oportunidade única de ver uma parcela da obra deste artista múltiplo e vibrante, um ícone nacional.


Zélio Alves Pinto já expôs em diversos estados brasileiros, nos EUA, Alemanha, Bélgica, França, Espanha e Chile.

Serviço:

Exposição “Zélio – Obras Selecionadas”

Mostra com 30 trabalhos do artista Zélio Alves Pinto.

De 03 de fevereiro a 15 de março.

De segunda a sexta, das 9h às 17h00. Sábados das 9h às 14h.

Vernissage no dia 03, com presença do artista, das 10h às 17h.

Setlist sob comando do DJ Theo Werneck, das 10h às 14h.

@depositomoringa

Whats: 11 99854-0527


MAIS NOTÍCIAS